Em boletim extra, Marília confirma mais dois óbitos nesta terça-feira
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Em boletim extra, Marília confirma mais dois óbitos nesta terça-feira
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Em boletim extra, Marília confirma mais dois óbitos nesta terça-feira
- Se preferir entre em contato com a gente.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Horário de Atendimento:
Em boletim extra, Marília confirma mais dois óbitos nesta terça-feira
Cidade chega a sete óbitos desde o início da pandemia, sendo três nas últimas 24 horas ler
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Marília anunciou, no final da manhã desta terça-feira, 16 de junho, o boletim nº 103, em caráter extraordinário, com dois novos óbitos confirmados decorrentes de complicações da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus, Sars-CoV-2) na cidade.
Novos óbitos
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou, durante a tarde desta terça-feira (16), o sexto e o sétimo óbito por Covid-19.
O primeiro óbito do período da tarde se trata de Zélia Rosa de Oliveira, de 41 anos de idade, portadora de doenças crônicas (hipertensão, pneumopatia e obesidade) e que havia tido contato com outros dois casos positivos para Covid-19, que também faleceram.
No último dia 4, essa paciente começou a ter sintomas e foi internada no dia 8 com quadro agudo e, com a piora, foi a óbito nesta data, sendo este o terceiro óbito na mesma família. O exame que apontou positivo para Covid-19 foi liberado pelo Instituto Adolfo Lutz no último dia 9.
Já o segundo óbito desta tarde se refere-se a Maurício Cezário, de 59 anos, portador de diabetes mellitus e doença cardiovascular. Estava internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 26 de abril, sendo diagnosticado com a Covid-19 pelo Laboratório Adolfo Lutz no dia 30 daquele mês. Chegou a apresentar uma estabilidade, porém o quadro voltou a se agravar e o homem faleceu nesta terça-feira.
Pela manhã, a Vigilância Epidemiológica já havia confirmado o falecimento de uma jovem de 18 anos, ocorrido na noite de ontem (15). Giovanna Volpe seria a quinta vítima fatal confirmada pelo novo coronavírus em Marília.
De acordo com o boletim, ela passou por atendimento numa unidade de saúde para pacientes sintomáticos nos dias 2 e 4 de junho, quando foi medicada e orientada sobre sinais de alarme. Porém, no dia 5 de junho, apresentou desconforto respiratório importante e foi encaminhada para internação hospitalar.
O caso se agravou devido as condições já instaladas e à obesidade, sendo que o resultado positivo para Covid-19 foi confirmado no último dia 12, pelo Instituto Adolfo Lutz, vindo a óbito na noite desta segunda-feira, dia 15.
A nota confirma a informação de que a paciente é neta da senhora que faleceu aos 74 anos, no dia 10 de junho. Dessa família permanecem internadas mais duas pessoas com exames já positivos para a Covid-19 (o marido da senhora de 74 anos e uma irmã da adolescente).
A Vigilância Epidemiológica informou ainda que continua ampliando a busca de contatos desta família fazendo os testes para a Covid-19.
Casos positivos
Com 19 novos casos positivos, Marília volta a superar números totais dos últimos sete dias em comparação aos sete dias anteriores. De acordo com o Plano São Paulo, esse é um dos critérios do cálculo que define a pontuação da região para a liberação das fases do plano (regionalmente). Nos últimos sete dias, o município apresentou 55 novos casos positivos, enquanto que nos sete dias anteriores ao período, foram 35 casos.
Outros dados considerados no cálculo do governo paulista são média de internações e relação de óbitos em períodos subsequentes de sete dias. Ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e quantidade de leitos de UTIs para cada 100 mil habitantes também são considerados, mas à parte, como critério específico. Entre evolução da pandemia e estrutura hospitalar, se considera a pior nota, de acordo com o Plano São Paulo.
“Explosão” de suspeitas
Desde a quinta-feira (11), o município passou a inserir os dados dos Programas Redcap e SIVEP Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe), que não haviam sido migrados para o sistema oficial eSUS-VE Notifica (base de dados oficial do Sistema Único de Saúde para Notificações da Vigilância Epidemiológica), para atualização do boletim.
Esta informação foi divulgada após questionarmos os números de inclusões de causas suspeitas que haviam aumentado e causado surpresa. No entanto, no boletim de hoje não consta esta informação, mesmo com altos números de suspeitos e descartados. Com isso, o município tem 100 novas suspeitas (considerando os 95 descartados).
O número de pacientes suspeitos ou confirmados voltou a subir, e agora são 27. Entretanto, o boletim não traz a condição dos pacientes ou especificação de leito clínico ou UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam, assim, 370 suspeitas (aguardando resultados). São 16 pessoas, sem confirmação da doença, internadas (sem informações sobre o tipo de leito, se clínico ou UTI). Outros 943 casos já foram descartados. De acordo com o novo boletim, um óbito ainda consta como suspeito.
Por fim, são 187 casos já confirmados, sendo sete óbitos e outros 144 considerados curados. Assim, o número de casos positivos evoluído para efetiva recuperação é de 77%. 11 pessoas com teste positivo para Covid-19, segundo o boletim, estariam internadas.
Com isso, 36 casos ainda são acompanhados e considerados passíveis de transmissão. Em números totais, portanto, a cidade tem 1.500 notificações, sendo que 24,6% aguardam resposta.
Isolamento
O SIMI-SP usa os dados de localização dos telefones celulares disponibilizados pelas operadoras. Desse modo, apresenta a taxa de isolamento no estado neste domingo (14), registrando 52%. Já em Marília foi verificada a taxa de 47%.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília e do Estado, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
- Prefeitura de Marília estende prazos para taxas e tributos municipais
- Marília tem o primeiro caso de coronavírus confirmado
- Cidade confirma primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade
- Estudo da Unesp coloca Marília como uma das cidades de maior risco de difusão de coronavírus
- Prefeitura dispõe de R$ 7,8 milhões para investimento em combate ao novo coronavírus
- Marília passa a aplicar testes rápidos de coronavírus nas unidades de saúde
- Município receberá R$29 milhões do governo federal para enfrentar a pandemia
- Casos de Covid-19 em Marília podem ‘explodir’ em junho
- Prefeito Daniel cita equívoco do governo e crava Marília na ‘Fase 3’
- Marília publica decreto para flexibilização das atividades econômicas
- Em uma semana, Marília confirma mais que o dobro de casos desde o início da quarentena
- Aglomerações marcam ‘flexibilização’ no comércio de Marília
- Plano SP mantém bares, restaurantes e salões de beleza fechados na região de Marília
- Mandado de segurança permite Marília na Fase 4 do Plano SP
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a).
As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.
Também não nos responsabilizamos por eventuais comentários publicados pelos leitores, sendo de inteira responsabilidade de quem as publica. Qualquer mensagem ofensiva ou considerada spam poderá ser excluída sem aviso prévio.