Saúde confirma novos casos em funcionários de rede varejista em Marília
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Saúde confirma novos casos em funcionários de rede varejista em Marília
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Saúde confirma novos casos em funcionários de rede varejista em Marília
- Se preferir entre em contato com a gente.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Horário de Atendimento:
Saúde confirma novos casos em funcionários de rede varejista em Marília
Boletim epidemiológico apresentou cinco novos casos; Secretário da Saúde confirmou que a maioria dos casos apresentados nos últimos dias era de uma rede varejista na cidade ler
O Secretário da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Jr., divulgou nesta terça-feira, 26 de maio, em vídeo ao vivo no Facebook, os números atualizados do boletim da Vigilância Epidemiológica com cinco novos casos confirmados para Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) na cidade.
O boletim nº 81 ainda trouxe outras alterações nos números de suspeitos descartados. Em três dias, são 17 casos novos incluídos nos números do coronavírus em Marília. Também foi informado que, desses casos, a maioria foi detectada em funcionários de uma rede de comércio varejista na cidade.
Participaram também da transmissão ao vivo do informe o supervisor da Vigilância Sanitária Luciano Rocha Vilela e a supervisora da Vigilância Epidemiológica Alessandra Arrigoni Mosquini.
Novos casos no final de semana
Durante o final de semana, a cidade viu aumentar no número de casos positivos para Covid-19. Para o secretário Cássio, porém, a situação da ocupação dos leitos ainda não inspira preocupação.
“A situação de leitos ainda é bastante confortável e que desses 23 casos em transmissão apenas oito estão internados. (…) Mas a situação permanece, por enquanto, tranquila com relação ao número de leitos”, comentou.
O aumento deste número de casos no final de semana confirma o estágio de transmissão comunitária da Covid-19 em Marília. Cássio Pinto Jr. explicou que foi detectado um surto em um estabelecimento comercial de uma rede varejista de alimentos.
“Nós tivemos um surto. Identificamos através de um funcionário, com teste positivo, de uma rede varejista de alimentos. Tão logo isso chegou através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, foi acionado todo nosso staff e eles se dirigiram a esta empresa, juntamente Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, e tiveram a reunião e todas exigências que foram feitas para que essa empresa pudesse manter suas atividades abertas”, relatou o secretário.
Segundo apurou o Marília do Bem, esta empresa seria uma loja da rede Confiança de supermercados. Tentamos contato com a assessoria do estabelecimento, que deve emitir uma nota, a qual aguardamos.
O secretário confirmou 13 casos no estabelecimento e testagem de todos os funcionários, por iniciativa da própria rede varejista:
“Nesta empresa tivemos 13 casos confirmados. Os mesmos já foram afastados de suas atividades. A empresa está testando todos os funcionários restantes”.
Cássio ainda comentou que, devido a este caso, a Administração já estava agindo para que outros estabelecimentos similares também tomassem providências para evitar o contágio de sua equipe, bem como dos consumidores.
A supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni, também reiterou que agora, tardiamente em relação a outros municípios de porte similar, é possível que o município passe a perceber uma elevação no número de casos mais acentuada, sobretudo pelo aumento da quantidade de testes aplicados na população.
Em relação aos casos dos funcionários do referido estabelecimento comercial, explicou que esses trabalhadores com resultado positivo foram afastados imediatamente.
“A gente iniciou uma investigação a partir da sexta-feira, quando recebemos funcionário desta empresa com resultado positivo. (…) Conseguimos identificar 13 funcionários positivos e, o que é mais importante, todos afastados imediatamente”, explicou Alessandra.
A supervisora ainda afirmou que a empresa atendeu todas as medidas sanitárias em tempo oportuno.
Luciano Vilela, supervisor da Vigilância Sanitária, afirmou que todos os funcionários do estabelecimento com caso positivo, além dos colaboradores do grupo de risco, foram afastados imediatamente de suas funções.
Ele também reiterou que a empresa contratou, de imediato, um serviço de “limpeza, higienização e sanitização com produto quaternário de amônio”, específico para a área de alimentos. Também foram solicitadas e atendidas ações específicas:
“Nas filas, manter o distanciamento de dois metros entre os clientes; disponibilizado álcool em gel para todos os clientes e colaboradores; só permitir adentrar ao estabelecimento após aferição da temperatura corporal dos clientes e funcionários; o uso obrigatório de máscara para todos, sem exceção; intensificação de limpeza de todas as áreas, inclusive corredores, estacionamento, sanitários etc; fomos atendidos na mesma noite sobre a manutenção e limpeza dos aparelhos de ar-condicionado; e o controle de aglomeração de pessoas no local”.
Com a cidade próxima de uma possível flexibilização das atividades comerciais, conforme vem comentando o governador João Doria (PSDB), o supervisor lembrou que isso deve ser feito com consciência, por parte de todos:
“Realizar todas as medidas, uso de máscaras, evitar aglomerações, pra gente poder atingir aqueles índices propostos pelo governador e, a partir do dia 1º [de junho], realmente fazer a reabertura do comércio e atividades econômicas”.
Algumas fotos foram enviadas para a redação do Marília do Bem, mostrando a ação imediata do estabelecimento:
Conselho Municipalista
O secretário também reiterou que o prefeito Daniel Alonso (PSDB) estaria na 5ª Reunião do Conselho Municipalista de Combate ao Coronavírus, à tarde, com o governador Doria, por videoconferência. Contudo, não vinculou sua ausência na transmissão a esta reunião.
O encontro, segundo a Prefeitura, deve definir o planejamento de reabertura das atividades paralisadas pela pandemia a partir de 1º de junho.
Suspeita de óbito
No sábado (23), foi apresentada uma nova suspeita de óbito, desta vez de uma criança do sexo feminino, de 10 anos, que deu entrada no HMI (Hospital Materno Infantil) do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília) no dia 20 de maio.
A menina teve uma parada cardiorrespiratória, vindo a óbito. De acordo com a nota, na ocasião da divulgação, foi colhido exame para Covid-19 e o resultado é aguardado. O caso não foi atualizado neste boletim.
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam, assim, 34 suspeitas (aguardando resultados). Oito pessoas ainda sem confirmação da doença estão internadas. Outros 269 casos já foram descartados.
Por fim, são 58 casos já confirmados, sendo desses um óbito e outros 34 considerados curados. Assim, Marília já teria 58,62% de casos positivos evoluído para efetiva recuperação.
Com isso, agora 23 casos são acompanhados e são considerados passíveis de transmissão. Em números totais, a cidade tem 361 notificações, sendo que 9,42% aguardam resposta.
Isolamento
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo usa os dados de localização dos telefones celulares disponibilizados pelas operadoras. Desse modo apresenta a taxa de isolamento no estado no domingo (24), registrando 55%, enquanto em Marília foi verificada a taxa de 50%.
Na sexta (22), o município atingiu a pior marca desde o início da quarentena, com apenas 40%. Marília só registrou taxa inferior no dia 20 de março, dia em que o prefeito Daniel Alonso anunciou o decreto de calamidade pública, com valida a partir do próximo dia.
Levando em conta os seguidos anúncios das autoridades sanitárias, além de pesquisadores e profissionais que fazem parte do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, Marília fica, dessa forma, aquém dos níveis desejados entre 60% e 70% de isolamento para se iniciar considerar a flexibilização da quarentena.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília e do Estado, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
- Prefeitura de Marília estende prazos para taxas e tributos municipais
- Marília tem o primeiro caso de coronavírus confirmado
- Cidade confirma primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade
- Estudo da Unesp coloca Marília como uma das cidades de maior risco de difusão de coronavírus
- Prefeitura dispõe de R$ 7,8 milhões para investimento em combate ao novo coronavírus
- Marília passa a aplicar testes rápidos de coronavírus nas unidades de saúde
- Município receberá R$29 milhões do governo federal para enfrentar a pandemia
- Governo paulista vai obrigar população a usar máscaras nas ruas a partir do dia 7 de maio
- João Doria prorroga quarentena em todo o estado até 31 de maio
- Justiça rejeita novo pedido para reabertura do comércio mariliense
- STF também nega reabertura do comércio em Marília
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a).
As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.
Também não nos responsabilizamos por eventuais comentários publicados pelos leitores, sendo de inteira responsabilidade de quem as publica. Qualquer mensagem ofensiva ou considerada spam poderá ser excluída sem aviso prévio.