Ocupação dos leitos reservados para Covid-19 não chega a 8% em Marília
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Ocupação dos leitos reservados para Covid-19 não chega a 8% em Marília
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Ocupação dos leitos reservados para Covid-19 não chega a 8% em Marília
- Se preferir entre em contato com a gente.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Horário de Atendimento:
Ocupação dos leitos reservados para Covid-19 não chega a 8% em Marília
Marília confirmou o 41º caso; em coletiva, secretário da Saúde detalhou a baixa taxa de ocupação dos leitos reservados para atendimento à Covid-19 ler
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) divulgou nesta sexta-feira, 22 de maio, ao vivo em rede social oficial da Prefeitura, os números atualizados do boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Marília, com um novo caso positivo para Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) na cidade.
O boletim nº 77 trouxe ainda alterações nos números, com 11 novos casos suspeitos e um descartado após resultado de exame. O novo caso apresentado hoje (22) é de um homem, de 27 anos, que já está em isolamento domiciliar. Contudo, o prefeito não deu detalhes sobre possibilidades de onde pode ter ocorrido o contágio deste paciente.
Hoje são 14 casos com risco de transmissão no município, apesar da constatação de isolamento domiciliar desse e de outros casos divulgados anteriormente.
Comitê Local de Enfrentamento
Como ocorre às sextas-feiras, a coletiva de anúncio do informe epidemiológico foi realizada após a reunião semanal do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) — que também tem sido chamado de Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus em divulgações oficiais da prefeitura, apesar do Decreto que o nomeia e constitui.
“Tivemos uma reunião muito produtiva nessa manhã (…) com a participação intensa e maciça de grande abrangência da classe médica. (…) Tem sido fundamental para nortearmos as nossas ações, principalmente no que diz respeito às garantias que nós temos que oferecer ao governo do Estado, de que nós estamos fazendo nossa parte”, disse o prefeito Daniel.
Após a leitura dos novos dados atualizados por parte do prefeito Daniel, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, deu os informes sobre a referida reunião, sobretudo em relação à ocupação de leitos reservados aos casos de Covid-19 na cidade.
“Eu passo aqui a informação da baixa taxa ocupação dos nossos leitos, quer sejam clínicos ou leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], lembrando que Marília atende uma região de 62 municípios”, relatou o secretário.
Cássio informou também que, até a data de hoje (22), segundo informado pelos gestores hospitalares, Marília tem 42 leitos de UTI reservados para casos de Covid-19 e somente 4 ocupados (9,52%).
Sobre os leitos clínicos reservados para pacientes infectados ou com suspeita, dos 104 reservados, 7 estão ocupados no momento (6,73%).
“Isso mostra que todas as atitudes tomadas pelo município, o protagonismo do prefeito em todas as ações desde o início dessa pandemia, quando chegou à cidade, foram fundamentais para termos, hoje, na cidade de Marília, uma situação mais tranquila. É óbvio que os número irão subir, nós teremos novos casos, porém estaremos sempre fazendo com que o município de Marília tenha uma situação mais confortável”, reiterou o secretário.
O secretário municipal também explicou uma mudança no Comitê Médico de Combate ao Novo Coronavírus, formado por médicos do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), o HBU (Hospital Beneficente Unimar – Universidade de Marília) e da Santa Casa. Também serão incluídos nesse Comitê, médicos da atenção primária da Saúde municipal.
A participação desses profissionais, que atuam na linha de frente das Unidades de Saúde, será “de extrema importância”, de acordo com o secretário, para a padronização. Um protocolo único dos procedimentos de atendimento aos casos de Covid-19 na cidade deve ser deliberado na próxima reunião do grupo.
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam, assim, 43 suspeitas (aguardando resultados). Seis pessoas ainda sem confirmação da doença estão internadas. Outros exames têm retornado com resultados e, dessa forma, 251 casos foram descartados.
Por fim, são 41 casos já confirmados, sendo desses um óbito e outros 26 considerados curados. Assim, Marília já teria 63,41% de casos positivos evoluído para efetiva recuperação.
Com isso, 16 casos ainda são acompanhados e são considerados passíveis de transmissão. Em números totais, a cidade tem 335 notificações, sendo que 12,84% aguardam resposta.
Isolamento
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo usa os dados de localização dos telefones celulares disponibilizados pelas operadoras. Desse modo apresenta a taxa de isolamento da quarta-feira (20) no estado registrando 49%, enquanto em Marília foi verificada a taxa de 42%.
Levando em conta os seguidos anúncios das autoridades sanitárias, além de pesquisadores e profissionais que fazem parte do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, Marília fica, dessa forma, aquém dos níveis desejados entre 60% e 70% de isolamento para se iniciar considerar a flexibilização da quarentena.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília e do Estado, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
- Prefeitura de Marília estende prazos para taxas e tributos municipais
- Marília tem o primeiro caso de coronavírus confirmado
- Cidade confirma primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade
- Estudo da Unesp coloca Marília como uma das cidades de maior risco de difusão de coronavírus
- Prefeitura dispõe de R$ 7,8 milhões para investimento em combate ao novo coronavírus
- Marília passa a aplicar testes rápidos de coronavírus nas unidades de saúde
- Município receberá R$29 milhões do governo federal para enfrentar a pandemia
- Governo paulista vai obrigar população a usar máscaras nas ruas a partir do dia 7 de maio
- João Doria prorroga quarentena em todo o estado até 31 de maio
- Justiça rejeita novo pedido para reabertura do comércio mariliense
- STF também nega reabertura do comércio em Marília
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a).
As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.
Também não nos responsabilizamos por eventuais comentários publicados pelos leitores, sendo de inteira responsabilidade de quem as publica. Qualquer mensagem ofensiva ou considerada spam poderá ser excluída sem aviso prévio.