A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou no boletim nº 52 desta segunda-feira, 27 de abril, que mais 21 casos suspeitos de Covid-19 que aguardavam uma resposta foram descartados. Porém, outras nove suspeitas foram acrescentadas à lista.
Com isso, a Saúde de Marília diminui para 21,5% a fila de casos suspeitos de infectados pelo novo coronavírus e que aguardam resultado. No mês de abril, esse número chegou a ser de 80% dos casos suspeitos.
O Marília do Bem publicou no dia 17 de abril, quando os dados da fila de espera eram de 62,5%, um editorial cobrando o que todos nós, pacientes, munícipes, pesquisadores, profissionais de saúde, trabalhadores queremos saber: onde estão os resultados dessas suspeitas?
Contudo, com os resultados em mãos, além de muitos outros dados e grupos de referência em suas áreas discutindo o desenrolar da pandemia na cidade, ainda somos surpreendidos.
Dessa vez, com a visível inépcia em usar essas informações, a prefeitura teve de ouvir ler da Justiça que argumentos são insuficientes para tomada de decisões em outras áreas da Administração pública, que não só o da Saúde. Explicamos isso em nosso editorial de hoje (27).
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam 44 suspeitas (aguardando resultados). Desses, 6 estão internados (sete a menos que no último boletim). Após a chegada de resultados de exames colhidos desde o início da pandemia na cidade, são 146 casos que constam como descartados e 14 confirmados (sendo um óbito).
Marília tem, em números totais, 204 notificações, sendo que 21,57% ainda aguardam uma resposta.
Esta nova nota publicada pela prefeitura também não traz mais informações sobre os últimos três casos divulgados na semana passada, de dois homens já em isolamento social, um de 41 e outro de 46 anos, além de um menino de 12 anos que estaria internado no HMI (Hospital Materno Infantil) desde o último dia 17.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo também atualizou os números do final de semana, mostrando que o percentual de isolamento social no estado esteve em 52% no sábado, e 58%, no domingo.
Em Marília o número ficou abaixo do verificado no estado, sendo registrado 48% no sábado, e 54%, no domingo. O número considerado ideal pelo governo paulista é de 70%.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Brasil passa dos 66 mil casos confirmados
O Brasil chegou a 66.501 casos confirmados de coronavírus, de acordo com atualização do Ministério da Saúde, divulgada hoje (27). Nas últimas 24 horas foram adicionadas às estatísticas mais 4.613 pessoas infectadas, aumento de 7,5% em relação a ontem (26), quando foram registrados 61.888 mil casos confirmados.
Foi o segundo maior número de casos de contaminação em um dia, perdendo apenas para o sábado (24), quando foram acrescidos 5.514 casos ao balanço.
Já o número de mortes subiu para 4.543, com 338 novos óbitos de ontem (26) para hoje (27), um incremento de 8%. O número de novos óbitos em 24 horas ficou abaixo da quinta-feira (22), quando foram contabilizados 407. A taxa de letalidade ficou em 6,8%.
São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (1.825). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (677), Pernambuco (450), Ceará (284) e Amazonas (320).
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. A cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.