A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou o boletim nº 42, desta sexta-feira, 17 de abril, com os números do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Foram confirmados quatro casos positivos.
Este boletim também apresentou o maior número de confirmações em um único dia, elevando os números totais de casos positivos em Marília para 11.
Contudo, a nota explica que os novos casos apresentados hoje e os outros seis casos positivos, já divulgados anteriormente, evoluíram bem em relação aos sintomas, não apresentando mais comprometimentos à saúde e, segundo informações colhidas nesta sexta-feira, os mesmos se encontram saudáveis. Apenas uma pessoa evoluiu para óbito, como já informado.
Oito novas suspeitas foram incluídas no levantamento, sendo que o número de internações se manteve em cinco casos. Doze casos que aguardavam resultado de exame foram descartados.
Novas confirmações
- Homem de 29 anos, morador de Marília, teve contato direto com caso confirmado de Covid-19. Apresentou coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, teve resultado positivo para coronavírus. É mantido em isolamento desde o início dos sintomas e hoje apresenta bom estado geral, já assintomático.
- Garoto de 16 anos, morador de Marília, teve contato direto com caso confirmado de Covid-19. Apresentou coriza, tosse, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, teve resultado positivo para coronavírus. É mantido em isolamento desde o início dos sintomas e hoje apresenta bom estado geral, já assintomático.
- Mulher de 26 anos, moradora de Marília, teve contato direto com caso confirmado de Covid-19. Apresentou febre, coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, teve resultado positivo para Covid-19. É mantida em isolamento desde o início dos sintomas e hoje apresenta bom estado geral, já assintomática.
- Mulher de 41 anos, moradora de Marília, teve contato direto com caso confirmado de Covid-19. Não apresentou sintomas, porém apresenta resultado positivo para Covid-19. É mantida em isolamento e hoje apresenta bom estado geral.
Número de casos
Em Marília são 91 suspeitas (aguardando resultados). Desses, 5 estão internados. Outros 62 constam como descartados e 11 confirmados (sendo um óbito). O boletim anunciou que a cidade ainda aguarda o resultado de duas suspeitas de óbito.
Marília tem, em números totais, 164 casos. Desses, mais da metade (55,49%) ainda aguardam uma resposta.
Brasil bate novo recorde de mortes e casos em um dia
O Brasil bateu novo recorde de mortes em um dia, com 217, e chegou a 2.141 óbitos em razão de infecção pelo novo coronavírus. Já os casos confirmados nas últimas 24 horas também foram recorde, com 3.257, contabilizando o total de 33.682.
O número de mortes marcou um aumento de 11% em relação a ontem, quando foram registradas 1.924 vítimas da Covid-19. Já os casos confirmados representaram um crescimento de 10% sobre os dados de ontem, quando foram contabilizadas 30.425 pessoas infectadas.
São Paulo concentra o maior número de mortes (928), quase três vezes o número do segundo lugar, o Rio de Janeiro (341). Os estados são seguidos por Pernambuco (186), Ceará (149) e Amazonas (145).
A taxa de letalidade do país ficou em 6,4%, um décimo acima do índice registrado ontem, de 6.3%.
Endurecimento de medidas contra a pandemia em Marília
O prefeito Daniel Alonso anunciou na manhã desta sexta-feira (17), durante a quinta reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), novas medidas restritivas para evitar a proliferação da doença na cidade.
Daniel informou sobre a obrigatoriedade, via decreto, do uso de máscara pelos munícipes em locais de acesso público e a manutenção de um mínimo de distância entre indivíduos, que será de dois metros.
Além disso, foi exposto que o município recebeu um total de R$ 7,8 milhões em investimento para o combate à Covid-19, vindos de recursos do Governo Federal, Governo Estadual, Vara Criminal de Marília e Câmara Municipal de Marília.
Um termo aditivo com o HBU (Hospital Beneficente Unimar) também foi tornado público. Ação seria para a aquisição de um total de 14.500 unidades de testes laboratoriais, que serão feitos pelo Laboratório São Francisco de Marília, sendo investidos cerca de R$ 2,2 milhões.
O decreto anunciado colocará os servidores municipais à disposição das secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, além da Divisão de Fiscalização de Posturas, podendo ser remanejados enquanto haja necessidade durante a pandemia.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. A cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.