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Síndrome de Jair

Tarcísio dá sete marteladas e derruba símbolo da B3 na cerimônia de sua primeira privatização

Não foi a primeira vez que Tarcisio se jogou à catarse violenta. Quando ministro fez a mesma coisa. ler

16 de março de 2023 - 11:00

O governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) bateu forte sete vezes o martelo e quase quebrou o símbolo da B3 ao encerrar o leilão do Rodoanel Norte, na tarde desta terça-feira (14).

A vencedora foi a Via Appia Fip Infraestrutura, da Corretora Sita. O leilão aconteceu após a Justiça derrubar uma liminar que, na segunda (13), havia suspendido o certame.

À TV Globo, o governador disse que a batida forte já virou uma tradição para “marcar um bom começo” e levar “energia boa” para sua administração, que teve início em janeiro deste ano.

Reações nas redes sociais

 

O trecho com as fortes marteladas foi compartilhado pelo próprio governador nas redes sociais, e gerou críticas.

“Político sereno, com o emocional em dia, pronto para governar SP”, ironizou um usuário no Twitter.

“Tarcisio de Freitas demonstrando com um martelo o que vai fazer com o estado de São Paulo. Parabéns aos envolvidos”.

“Nunca será Jojo Todynho”, afirmava um meme. A comparação se refere ao episódio em que a cantora e empresária bate inúmeras vezes em um garrafa de água com um rolo de macarrão durante participação dela em um reality show.

Outro usuário lembrou que a cena não é propriamente uma novidade.

Em 2021, quando era ministro da infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, ele também bateu o martelo com força ao anunciar o arremate da concessão da Rodovia Presidente Dutra.

À época, chegou a ser apelidado de “Thorcísio” por bolsonaristas.

Leilão do Rodoanel

 

O projeto tem valor de investimento previsto de R$ 3,4 bilhões e, segundo a estimativa do governo, deve gerar mais de 15 mil empregos e reduzir a circulação diária de 18 mil caminhões dentro da capital.

“Fiquei bastante satisfeito. Observe que a gente conseguiu 100% de desconto de contraprestação, que é muito relevante, e ainda o desconto de 23% no aporte. Então, se você soma as duas coisas, é R$ 1,6 bilhão a menos [para o estado investir]”, afirmou Tarcísio.

A concessão terá validade de 31 anos. O trecho Norte do Rodoanel tem 44 km de extensão e seu trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, na Grande São Paulo.

Com a conclusão dessas obras, que estão paradas desde 2018, o Rodoanel, que é um anel viário que liga todas as principais rodovias que chegam à capital, passará a contar com 175 quilômetros de extensão.

Segundo o governador, “a perspectiva é que em julho de 2026 o Rodoanel esteja totalmente concluído”.

“É um resultado expressivo, um resultado interessante. Foi bom para o governo do estado e agora a gente vai ver um investimento muito significativo sendo realizado, muito emprego sendo gerado, uma obra de grande porte sendo realizada e é bom ver isso no estado: obras de grande porte acontecendo. A gente sai daquela sensação de coisa parada, começa a movimentar”, disse Tarcísio.

Após arrematar o trecho, Marcus Bitencourt, da Via Appia, afirmou estar “confiante nessa parceria”. “Agora é começar a trabalhar”.

A obra era para ter sido entregue em 2014, mas passou por sucessivos atrasos. Em setembro de 2020, o então governador, João Doria, anunciou a retomada e que o trecho deveria ficar pronto em 2023.

O trecho pendente do Rodoanel deve ligar a cidade de São Paulo à Rodovia Presidente Dutra e já custou mais de R$ 6,3 bilhões, valor 50% acima do previsto inicialmente segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo de São Paulo, encontrou, em fevereiro de 2020, quase 1.300 falhas no projeto e na estrutura da construção.

Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.

Reprodução: G1

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