Prefeito Daniel gasta mais de R$30 mil com propaganda em sites
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A despesa em publicidade foi paga pela Prefeitura nos quatros primeiros meses de 2020 ler
O prefeito Daniel Alonso gastou R$ 33.706,13 (trinta e três mil, setecentos e seis reais e treze) dos contribuintes marilienses, ou seja, todos nós, em publicidade nos jornais on-line do município. Isso apenas nos quatro primeiros meses de 2020.
Caso a média seja mantida, os gastos no fim de 2020 poderão alcançar R$ 101,1 mil. Valor abaixo do percebido em 2019, quando Daniel gastou R$ 120 mil. Os dados estão disponíveis no Portal de Transparência do Município.
A lista das empresas contratadas:
Os sites que mais receberam recursos da Prefeitura foram: Marília Notícias e Visão Notícias, cada um deles com R$ 15 mil. Na terceira posição aparece o Portal Mariliense com R$ 2 mil recebidos. Por fim, surge o Facebook, o qual recebeu R$ R$ 1.703,13.
Diferentemente do ano passado, até o momento, há um equilíbrio na distribuição da verba publicidade aos sites.
Distribuição entre os sites
O portal Visão Notícias, em 2019, recebeu 26,21%, enquanto nos quatro primeiros meses de 2020, recebeu 44,5% das verbas publicitárias. A ampliação foi de quase 100% de receitas recebidas da Prefeitura.
Em 2019, o Marília Notícias recebeu, aproximadamente, 60% das verbas direcionadas ao segmento. Este ano, nos quatro primeiros meses, recebeu 44,5%, obtendo uma diminuição considerável das receitas públicas.
O site Marília Notícias foi arrastado para a disputa política pelo líder da oposição a Daniel Alonso, o qual afirmou em live recente nas redes sociais que Alonso tem a prática de comprar “bate pau” da imprensa com dinheiro do povo para esconder a realidade municipal e fazer críticas contra ele.
O alvo principal da crítica foi o editor e proprietário do site Marília Noticias, o jornalista Gabriel Tedde. Segundo Abelardo Camarinha, o motivo seria o suposto fato dele receber recursos públicos para supostamente omitir a realidade da administração pública local e criticar os adversários políticos do prefeito Daniel Alonso, principalmente ele próprio. A live completa pode ser vista aqui.
O Portal Mariliense recebeu em 2019, 6,89% das verbas. Enquanto este ano, até o momento, recebeu o equivalente a 5,93%, tendo sua receita diminuída.
O Facebook aparece em último lugar, recebendo tão somente 1,42% de toda a verba gasta pela prefeitura em 2020.
O Marília do Bem tem compromisso público com nossos leitores estabelecido nos nossos princípios jornalísticos e administrativos, onde se lê que
“Não aceitamos dinheiro de órgão público, local ou regional, nem anúncio de empresas privadas envolvidas em falcatruas. Só assim podemos fiscalizar os poderosos para impedi-los de usar ilicitamente o dinheiro do imposto que você, eu e todos nós pagamos”.
Ao longo da semana, a equipe de reportagem do Marília do Bem irá apresentar todas as empresas, seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e seus representantes legais que receberam os recursos de publicidade e propaganda da administração Daniel Alonso. Ontem, publicamos a primeira reportagem da série.