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Prefeito Daniel gasta mais da metade de verba publicitária com agência
Nos primeiros quatro meses de 2020, os pagamentos efetuados pela Prefeitura de Marília alcançaram o valor de R$ 900 mil, sendo 58,16% com agência ler
Os valores pagos pelo Prefeito Daniel Alonso para a agência House Criativa Comunicação criar campanhas de marketing e gerenciar a verba publicitária institucional do município de Marília nos quatro primeiros meses de 2020 são altíssimos.
Em termos reais, a agência já recebeu só neste ano R$ 523.517,05 (quinhentos e vinte e três mil, quinhentos e dezessete reais e cinco centavos). Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Marília.
Deste valor, R$ 429.379,50 (quatrocentos e vinte e nove mil, trezentos e setenta e nove reais e cinquenta centavos) foram recebidos para a criação de campanhas publicitárias. Isso mesmo, quase meio milhão de reais, uma bolada, somente para pensar as campanhas.
Para criá-las e executá-las também foram contratados serviços de terceiros, com retorno de comissões, como o Marília do Bem já explicou nesta série de reportagens e detalha abaixo.
Comissões
Outros R$ 94.137,55 (noventa e quatro mil, cento e trinta e sete reais e cinquenta e cinco centavos) foram obtidos cobrando comissões em torno de 20% de terceiras empresas, as quais, efetivamente executam e veiculam as propagandas de marketing da Prefeitura de Marília.
O valor total pago pelo prefeito Daniel Alonso em despesas de publicidade e marketing em 2020, somente nos quatro primeiros meses, foi exato R$ 900.067,10 (novecentos mil, sessenta e sete reais e dez centavos).
A House Criativa Comunicação ficou com 58,16% deste valor, mais de meio milhão de reais.
Sem contar que, no ano de 2019, a empresa recebeu em torno de R$ 885.059,10 (oitocentos e oitenta e cinco mil e cinquenta e nove reais e dez centavos).
Quanto vale a ideia?
Curiosamente, tem ficado mais caro pensar a campanha publicitária do município do que produzi-la materialmente e divulgá-la nos diversos meios de mídia existentes no município e fora dele.
Talvez seja o primeiro caso da história, onde “bolar” a campanha é mais caro do que realizá-la. Ideias de ouro.
Sob anonimato, um dono de agência de publicidade relatou para a redação do Marília do Bem que já trabalhou para uma grande loja de material de construção do município e “bolava” todas as campanhas em troca de 10% da comissão paga pelos meios de veiculação.
O restante da comissão, ou seja, os outros 10% ficava com a loja. Indagado se ele reproduziria esta parceria com a Prefeitura, a fonte afirmou que sim, visto que o ente público é um grande cliente.
Prestação de contas ao cidadão
Os valores envolvidos na transação de recursos públicos na área publicitária em Marília requer que a agência House Criativa apresente, a cada trimestre, um documento público informando ao cidadão o impacto gerado na comunidade da publicidade institucional.
Esta prestação de contas é cobrada e realizada pelas agências de publicidade por toda grande empresa privada consumidora deste serviço.
Portanto, é fundamental cobrar transparência também do propósito da publicidade e do impacto que ela gerou em prol da Prefeitura, visto que o prefeito Daniel vem decidindo realizar o “investimento” em publicidade, mas o recurso que paga a conta é do contribuinte, cidadão mariliense.
Gastos com distribuição de material publicitário
Além dos gastos para pensar a publicidade da Prefeitura, bem como aqueles “investidos” na execução e na veiculação das campanhas, a House Criativa também é responsável pela escolha das empresas que fazem a distribuição do material impresso pelas ruas da cidade.
O valor total investido com esses prestadores de serviços nos primeiros quatro meses do ano foi de R$ 10.386,75 (dez mil, trezentos e oitenta e seis reais e setenta e cinco centavos). Os contratados foram:
Ao longo da semana, a equipe de reportagem do Marília do Bem apresentou todas as empresas, e seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que receberam os recursos de publicidade e propaganda da administração Daniel Alonso. Ontem, publicamos a sexta reportagem da série, sobre gastos animações, captação de imagem, sites etc.
Nós também temos o compromisso público com nossos leitores estabelecido nos nossos princípios jornalísticos e administrativos, onde se lê que:
“Não aceitamos dinheiro de órgão público, local ou regional, nem anúncio de empresas privadas envolvidas em falcatruas. Só assim podemos fiscalizar os poderosos para impedi-los de usar ilicitamente o dinheiro do imposto que você, eu e todos nós pagamos”.
Em breve, todos esses gastos com publicidade pelo município de Marília, no primeiro quadrimestre de 2020, serão reunidos em um único documento chamado Dossiê Mídia e será apresentado à sociedade pelo Marília do Bem como uma contribuição aos cidadãos para o exercício do controle social sobre os gastos público do município nesta área.