Pedido de Orçamento

Marília ultrapassa marca de 3 mil casos positivos e registra 50ª morte por covid-19

Envie seus dados. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Comprar

Marília ultrapassa marca de 3 mil casos positivos e registra 50ª morte por covid-19

Para comprar vá até a nossa loja.
  • Localização
  • Horário de Atendimento:
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695

Enviar Mensagem

Envie uma mensagem. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Agendar

  • O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Regras

Leia as Regras
  • Se preferir entre em contato com a gente.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Horário de Atendimento:

Guia de Associados

Segmentos
Marília do Bem
  • Conteúdo

menu

COVID-19

Marília ultrapassa marca de 3 mil casos positivos e registra 50ª morte por covid-19

Idosa de 69 anos, com comorbidades, é a 50ª vítima do coronavírus em Marília ler

29 de setembro de 2020 - 12:14

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Marília anunciou, no final da manhã desta terça-feira, 29 de setembro, o boletim nº 211 com a atualização de 55 casos confirmados de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus, Sars-CoV-2) no município. Números de hoje também trazem o aumento do número de casos considerados curados e um óbito de uma mulher de 69 anos, que estava com a covid.

De acordo com a divulgação, houve aumento no número total de casos descartados, internados e de suspeitas aguardando resultado. Já os casos em transmissão diminuíram em relação ao boletim anterior.

Novo óbito

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou na manhã desta terça-feira (29), mais uma morte por Covid-19, chegando a 50 óbitos pela doença no município. Trata-se de uma mulher de 69 anos, portadora de diabetes mellitus, doença cardiovascular crônica, doenças pulmonares crônicas e obesidade.

Segundo a nota divulgada, ela apresentou início de sintomas no dia 17 de setembro, com tosse, dificuldade de respirar e cansaço, sendo internada no ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) no dia 21. A paciente teve exame colhido no dia 22, com liberação do resultado positivo para covid-19 no dia 25, vindo a óbito ontem (28).

‘Explosão’ de casos em setembro

Com esses dados, Marília continua a registrar média móvel (relação temporal de casos nos últimos sete dias) maior em relação a de curados. Enquanto a média de novos casos é de 42,86, a de curados está em 36,43. Números constatam que em Marília, a cada 33 minutos, aproximadamente, um novo caso de covid-19 é confirmado.

Essa média móvel calculada já considera a diferença dos dados duplicados excluídos, bem como descartamos a média móvel do dia em que a cidade apresentou números duplicados, de acordo com a Prefeitura.

Sobre a variação da média móvel de confirmados nos últimos 14 dias, houve um aumento de 0,33%, o que caracteriza uma estabilização na curva de infectados. Especialistas consideram essa estabilidade quando a variação não ultrapassa, neste período, os 15%, para mais ou para menos.

Com os números atualizados, Marília continua a ter mais casos na relação entre as duas últimas semanas. Nos últimos sete dias, o município apresentou 300 casos positivos, enquanto que nos sete dias anteriores ao período, foram 276 casos. Quanto aos óbitos em setembro, Marília já registrou 20 óbitos causados pela covid-19, o que representa 40% de todas as mortes durante a pandemia.

Os números de casos em situação de transmissibilidade (quando o vírus pode passar de uma pessoa infectada para outra pessoa) reduziu em relação ao dia anterior, registrando 160 casos transmissíveis. Sobre os munícipes que aguardam resultado de exames, a cidade apresentou 290 casos suspeitos, já levando em consideração a diferença em relação aos 248 casos descartados.

Número de casos

Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam 939 suspeitas (aguardando resultados). São 32 pessoas, sem confirmação da doença, internadas (não há informações sobre o tipo de leito, se clínico ou UTI). Outros 12342 casos já foram descartados. De acordo com o novo boletim, ainda há um óbito considerado suspeito.

Por fim, são 3014 casos já confirmados, sendo 50 óbitos e outros 2804 considerados curados. Assim, o número de casos positivos evoluídos para efetiva recuperação é de 93%. Já a taxa de mortalidade é de 1,66%. 15 pessoas com teste positivo para Covid-19, segundo o boletim, estariam internadas.

Com isso, 160 casos ainda são acompanhados e considerados passíveis de transmissão, sendo 5,3% das confirmações. Em números totais, portanto, a cidade tem 16295 notificações, sendo que 5,7% aguardam resposta.

Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade

De acordo com o Plano São Paulo, a evolução de casos, óbitos e média de internações, em períodos subsequentes, agora de 28 dias, são critérios utilizados no cálculo que define a pontuação da região para a liberação das fases do plano (regionalmente). Todos esses números estão disponíveis nos gráficos elaborados pelo Marília do Bem, atualizados a cada boletim.

Ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e quantidade de leitos de UTIs para cada 100 mil habitantes também são considerados, mas à parte, como critério específico. Esses últimos dados ainda não estão disponíveis diariamente em caráter oficial, entretanto, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou, em transmissão ao vivo, que disponibilizará esses dados sistematicamente à imprensa e no portal de transparência.

Entretanto, uma planilha diária da ocupação de leitos covid (UTI e enfermaria) tem sido disponibilizada pelo Secretário Municipal da Saúde, Cássio Pinto Júnior, em uma rede social pessoal, mas em caráter extraoficial, já que esta tabela não consta do Portal de Transparência, do Portal Covid da Prefeitura ou qualquer outra área do site do Poder Executivo.

A Vigilância Epidemiológica também publicou a aplicação dos dados referentes à semana epidemiológica findada no dia 25 de julho, defasados em quase dois meses. Inclusive, após essa data, o governo paulista até já mudou os critérios para o cálculo da fase do Plano São Paulo. Continuamos no aguardo desses números, de maneira oficial e com a devida transparência, conforme anunciado pelo próprio chefe do Executivo.

Gráficos exclusivos

O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:

Leia mais

 


Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a).

As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.

Também não nos responsabilizamos por eventuais comentários publicados pelos leitores, sendo de inteira responsabilidade de quem as publica. Qualquer mensagem ofensiva ou considerada spam poderá ser excluída sem aviso prévio.

Comentários

Mais lidas