A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou o boletim nº 47, desta quarta-feira, 22 de abril, que 22 casos dos que eram tratados como suspeita para coronavírus (Covid-19) na cidade foram descartados. Três novas suspeitas foram incluídas na relação e dois casos positivos foram apresentados.
Um dos novos casos positivos são de um homem de 41 anos, morador de Marília, que não possui doenças prévias e não necessitou de internação. Ele teria viajado para área endêmica no início de março e, desde então, estaria em isolamento domiciliar até a presente data, sem agravamento do seu estado de saúde, evoluindo bem e sem necessidade de intervenção medicamentosa ou hospitalização.
O outro caso é de uma criança do sexo masculino de 12 anos, morador de Marília, permanece internado no HMI (Hospital Materno Infantil) desde o dia 17 de abril por outras suspeitas diagnosticadas, evoluindo para uma síndrome respiratória. De acordo com o boletim, ele estaria bem e em observação. Em ambos os casos, os resultados chegaram hoje (22) e testaram positivo para a Covid-19.
Mais informações no boletim
O boletim, conforme o próprio Marília do Bem cobrou em editorial na semana passada, passou a divulgar também os casos considerados “curados” dos que tiveram confirmação para Covid-19. Os números de casos de óbitos em investigação também foram acrescentados no material gráfico digital.
A nota no site da Prefeitura ainda explica que, após o resultado positivo para Covid-19, a Vigilância Epidemiológica inicia o monitoramento com o paciente infectado. O recomendado são 15 dias, porém, por precaução, monitora os pacientes durante 21 dias.
Os dez pacientes infectados já cumpriram a quarentena e evoluíram bem em relação aos sintomas, não apresentam comprometimentos à saúde, ou seja, foram considerados curados. Apenas uma pessoa evoluiu para óbito, como já informado.
Número de casos
Mais exames tiveram os resultados divulgados e agora em Marília são 47 suspeitas (aguardando resultados). Desses, 7 estão internados. Agora, são 113 casos que constam como descartados e 13 confirmados (sendo um óbito).
O boletim anunciou que a cidade ainda aguarda o resultado de uma suspeita de óbito. Marília tem, em números totais, 173 notificações. Desses, agora 27,17% ainda aguardam uma resposta.
Este último boletim também apresentou o segundo maior número de suspeitas descartadas para um único dia, sendo 22 casos.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo atualizou os números de terça-feira (21), mostrando agora que o percentual de isolamento social no Estado foi de 57% e em Marília, de 53%.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília, bem como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Mortes no Brasil superam 2,9 mil; recuperados são 25,3 mil
O número de mortes em razão da pandemia do novo coronavírus chegou a 2.906, conforme balanço mais recente divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados subiram para 45.757. O índice de letalidade ficou em 6,4%. O ministro da Saúde, Nelson Teich, confirmou que 25,3 mil pessoas conseguiram se recuperar da doença
O número de óbitos marcou um aumento de 6% em relação a ontem (21), quando foram registradas 2.741 vítimas de Covid-19. Já os casos confirmados representaram um crescimento de 6,2% sobre os dados de ontem, quando foram contabilizadas 43.079 pessoas infectadas.
São Paulo concentra o maior número de falecimentos (1.134), quase três vezes o número do segundo colocado, o Rio de Janeiro (490). Os estados são seguidos por Pernambuco (282), Ceará (233) e Amazonas (207).
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. A cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.