Acordo Mercosul-UE: Desafios e Oportunidades para o Brasil
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Após 25 anos de negociações, Mercosul e União Europeia anunciaram, em 6 de dezembro de 2024, que concluíram um acordo com o objetivo de impulsionar o comércio entre os dois blocos.
Esse tratado representa a maior parceria de comércio e investimento já registrada, criando um mercado de 700 milhões de pessoas.
A redução de tarifas comerciais e a facilitação de investimentos são previstas no acordo, com o objetivo de se fortalecerem as economias de ambas as regiões.
Espera-se que o comércio entre os continentes seja alavancado, especialmente em um cenário global cada vez mais polarizado entre China e Estados Unidos.
Assim, apesar dos benefícios, ainda faltam etapas importantes para assinar e colocar o tratado em vigor. A França, principal opositora da ideia, enfrentará a implementação do acordo e tentará barrá-la.
O setor agrícola francês argumenta que pode colocar milhares de empregos em risco, pois abrirá o mercado francês para produtos agrícolas produzidos sem os mesmos padrões de qualidade ambiental e sanitários exigidos dos fazendeiros locais. Dessa forma, a resistência francesa se apresenta como um dos maiores desafios para efetivar o tratado.
Para o Brasil, a implementação bem-sucedida do acordo representaria uma importante vitória. Especialistas apontam que o acordo pode aumentar o acesso do Brasil ao mercado europeu, principalmente na área de commodities.
Além disso, o Brasil também pode abrir seu mercado para alguns produtos europeus, como os da indústria farmacêutica, do setor de veículos e de serviços.
A entrada em vigor do acordo ainda está condicionada a etapas burocráticas, como a revisão legal e a tradução dos documentos para todas as línguas dos membros dos dois blocos.
Além disso, o Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu, que reúnem representantes dos países do bloco e estão sediados em Bruxelas, capital da Bélgica, precisarão dar seu aval.
Redator: Beatriz Acosta Marçal
Revisor: Vitor Hugo Santana Lima
Imagem: mtcurado