Reconstrução 3D entra em campo para auxiliar os árbitros com mais precisão
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Reconstrução 3D entra em campo para auxiliar os árbitros com mais precisão
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Reconstrução 3D entra em campo para auxiliar os árbitros com mais precisão
- Se preferir entre em contato com a gente.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Horário de Atendimento:
Reconstrução 3D entra em campo para auxiliar os árbitros com mais precisão
A tecnologia semiautomática de impedimento representa o futuro da ciência no esporte ler
No futebol, o papel dos árbitros e árbitros assistentes na validação de um lance é de extrema importância. E, para facilitar esse trabalho, foram desenvolvidas tecnologias como a bola com chip embutido e o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Discutidas anteriormente nesta coluna, essas tecnologias, segundo o professor Paulo Santiago, não se mostraram tão precisas ou eficientes. Mas agora, acredita Santiago, a Saot, sigla em inglês para a Tecnologia Semiautomática de Impedimento, pode cumprir melhor a função, assistindo árbitros humanos e o VAR.
A Saot, apresentada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante o Mundial de Clubes realizado no início de fevereiro em Abu Dhabi, é um sistema composto de, pelo menos, duas câmeras instaladas no teto dos estádios, as quais fazem a reconstrução 3D dos jogadores e verificam se houve ou não impedimento. “A partir do uso dessa tecnologia, será possível definir com maior exatidão e eficiência os impedimentos marcados em campo”, comenta Santiago. Mesmo assim, a Fifa informa que a decisão final será dos árbitros.
De qualquer forma, “é ótimo que a Fifa tenha finalmente ouvido os biomecânicos sobre o uso de tecnologias 3D. Isso vai ajudar, e muito, na tomada de decisão do árbitro. Mas agora resta saber quando o recurso será disponibilizado”, complementa o professor, garantindo que a Saot foi testada pela primeira vez, e com ótima performance, na Copa Árabe, em novembro de 2021.
Perfil tecnológico para profissionais do esporte
Para Santiago, a tecnologia veio para ficar e as áreas de biomecânica, programação e computação, essenciais para a ciência do esporte, tendem a ganhar cada vez mais espaço. “É tão relevante e atual, que a Escola de Educação Física e Esporte da USP de São Paulo está com um concurso para docente aberto para esse tipo de assunto”, salienta o professor, parabenizando a EEFE pela iniciativa e alertando os profissionais da área para as novas necessidades tecnológicas.
As inscrições para o concurso público da EEFE estão abertas até quarta-feira, dia 2 de março, e podem ser realizadas por aqui. Mais informações sobre o concurso estão no edital.
Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.
Fonte: Jornal da USP