Produção de bicicletas elétricas cresce, mas desafios persistem no setor
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Mercado de Bicicletas Convencionais Enfrenta Declínio de 17,2% em 2024 ler
A produção de bicicletas no Brasil caiu em novembro deste ano, de acordo com a Abraciclo. Foram fabricadas 29.451 unidades, uma redução de 17,2% em comparação com o mesmo mês de 2023. Na comparação com outubro de 2024, a queda foi de 13,4%. Apesar disso, a associação afirmou que os resultados estão dentro do esperado para o ano.
Enquanto as bicicletas comuns tiveram queda na produção, as bicicletas elétricas se destacaram, com um aumento de 46,8% em relação ao ano passado. Entre janeiro e novembro de 2024, foram produzidas 16.845 unidades, o maior número já registrado no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Mesmo com esse avanço, o preço alto das bicicletas elétricas ainda dificulta o acesso para muitas pessoas. Isso faz com que essas bicicletas fiquem restritas a grupos com maior poder aquisitivo, contribuindo para a elitização da mobilidade sustentável.
As bicicletas elétricas têm pontos positivos importantes para o meio ambiente. Elas ajudam a reduzir a poluição e o congestionamento urbano. No entanto, enfrentam desafios críticos, como a fabricação e o descarte de baterias, que, se não forem devidamente gerenciados, podem gerar impactos ambientais consideráveis.
Entre os modelos de bicicletas fabricados no Brasil, as mountain bikes (MTB) lideram, com 191.716 unidades, ou 56,1% do total. Em segundo lugar estão as bicicletas para uso urbano ou lazer, com 67.055 unidades (19,6%), seguidas pelas bicicletas infantojuvenis, com 54.699 unidades (16%).
O Sudeste lidera a produção de bicicletas, com 182.904 unidades (53,6% do total). Em seguida vêm o Nordeste, com 55.650 unidades (16,3%); o Sul, com 45.560 unidades (13,9%); e o Norte e o Centro-Oeste, com 28.817 (8,4%) e 28.515 unidades (8,4%), respectivamente.
As bicicletas elétricas são uma solução sustentável para melhorar a mobilidade urbana, mas ainda são inacessíveis para muitas pessoas. Para mudar isso, é importante investir em políticas públicas, como incentivos financeiros para compra e melhorias na infraestrutura de ciclovias. Assim, será possível ampliar o uso das bicicletas elétricas e maximizar seus benefícios para as pessoas e para o meio ambiente.
Redator: Diogo A. Cirillo
Revisão: Ester Lais Costa Aquino
Reprodução Imagem: Getty Images