Prefeito Daniel “torra” R$ 319,2 mil em publicidade digital no Marília Notícia
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Prefeito Daniel “torra” R$ 319,2 mil em publicidade digital no Marília Notícia
Em 2021, a Prefeitura gastou R$ 193,7 mil no Marília Notícia; em 2022, "torrou" R$ 125,5 mil ler
O Prefeito Daniel Alonso gastou R$ 319,2 mil em publicidade digital no Portal Marília Notícia. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Marília.
Em 2021, o valor gasto no MN foi de R$ 193.769,27 (Cento e noventa e três mil, setecentos e sessenta e nove reais e vinte e sete centavos). Veja abaixo as datas da Nota Fiscal e seu respectivo número e os valores recebidos, em favor de Gabriel Freire Tedde, proprietário do Marília Notícia.
Já em 2022, o valor “torrado” no Marília Notícia foi de R$ 125.500,15 (Cento e vinte e cinco mil, quinhentos reais e quinze centavos).
O que dizem os especialistas sobre o assunto?
A reportagem do Marília do Bem ouviu diversos especialistas sobre a questão do investimento de dinheiro público, do contribuinte, em campanha publicitária digital. Eles são unânimes em destacar os perigos dessa prática.
Muitos especialistas consideram que a venda de espaço publicitário na imprensa online para Prefeitura, cedo ou tarde, transforma a linha editorial da empresa em correia de transmissão dos interesses políticos dos prefeitos no comando do poder público.
Segundo Rodolpho Santos, jornalista e pós-graduado em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado, o jornalismo online que poderia ter efeito transformador na política acaba contribuindo para ampliar o poder político de lideranças já instaladas no poder.
Consequentemente, o jornalismo público, combativo, informativo à serviço da população perde espaço para o entretenimento, a indiferença política e a busca pela degradação da imagem dos adversários eleitorais.
O professor Marcelo Fernandes, especialista em gestão pública e relações internacionais da Unesp de Marília, disse que a verba pública vem tornando-se
“oxigênio à sobrevivência das empresas de jornalismo online, as quais, paralelamente, também investem nas redes sociais tanto para recuperar audiência perdida quanto para colocar-se à serviço da produção de noticiário online pró governo em múltiplas plataformas”.
Já a filósofa e psicóloga social Shoshana Zuboff, professora aposentada de administração de negócio pela Harvard Business School, afirma que
“A mídia digital passa a fazer a (inter) mediação dos algoritmos para conhecer, classificar, segmentar e identificar padrões de ação individual e relacional nas cidades a fim de prever e modificar o comportamento do eleitor e dos seus interesses nos processos eleitorais”.
Em outras palavras, a mídia digital passa a ter o poder de manipular a opinião pública em favor do gestor público que lhe oferece maiores vantagens econômicas com gastos de publicidade online.
Dessa maneira, a mídia online acaba atuando à favor da manutenção da dominação política das elites já instaladas nas Prefeituras do Brasil afora.