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🌽💸 Milhões para a propaganda

Prefeito Daniel gasta quase R$ 3 milhões em publicidade

Até o momento, os gastos com publicidade da Prefeitura, em 2021, já chegaram a R$ 2,879 milhões ler

21 de dezembro de 2021 - 08:56

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) gastou R$ 2.879.080,00 (dois milhões, oitocentos e setenta e nove mil e oitenta reais) dos contribuintes marilienses, ou seja, todos nós, em publicidade em 2021. Ainda tem disponível para gastar mais R$ 390 mil, o que ultrapassaria a casa dos três milhões de reais. Os dados estão disponíveis no Portal de Transparência do Município.

O conjunto de jornais on-line do município recebeu mais de R$ 260 mil, até o momento. Já os canais de televisão, maior fatia do bolo da propaganda, ficaram com mais de R$ 670 mil do orçamento municipal.

Os jornais impressos abocanharam mais de R$ 113 mil e as emissoras de rádio, com apenas R$ 44,1 mil.

A empresa campeã em faturar verba de publicidade da Prefeitura de Marília na administração Daniel Alonso é a agência House Criativa Comunicação. Sua função é criar campanhas de marketing e gerenciar a verba publicitária institucional do município de Marília. Até o momento, apenas em 2021, a agência já recebeu do prefeito Daniel Alonso quase R$ 1,1 milhão.

Ao longo da semana, iremos apresentar os gastos em publicidade da administração Daniel Alonso em detalhes. É importante sabermos como os recursos são gastos nesta área e, principalmente, as empresas beneficiadas.

Isso porque muitos políticos, com medo da sua exposição, podem adquirir meios de comunicação ou os pagar com dinheiro de corrupção para promover sua imagem e sufocar o exercício de informar com liberdade, isenção e transparência. O que torna necessário uma discussão profunda sobre a responsabilidade pública da mídia e sua função social como propriedade privada.

Temos que saber quais interesses os jornais x e y, as rádios x e y, as TVs x e y, os sites x e y defendem. Para termos certeza sobre a sua independência, seu compromisso público. Para podermos separar o joio do trigo. Para dar credibilidade a quem, de fato, merece. Que batalha cotidianamente para fornecer informações independentes e ao interesse dos cidadãos, possibilitando-lhes realizar suas escolhas políticas e individuais com consciência. Auxiliando as suas sociedades a aperfeiçoarem a democracia, mantendo-a saudável.

Tudo isso porque entendemos que uma sociedade que não está bem informada não é plenamente livre. O exercício do jornalismo livre e independente é uma prerrogativa essencial para a saúde do regime democrático no país e nas cidades cidade. O direito do cidadão de receber informações independentes, com a devida apuração e sem ideologias corrompidas é fundamental.

Infelizmente, a função social da propriedade privada representada pelos veículos de comunicação é completamente ignorada em muitas cidades brasileiras. Essa realidade precisa ser mudada.

Além disso, é sempre bom lembrar que nós também temos o compromisso público com nossos leitores estabelecido nos nossos princípios jornalísticos e administrativos, onde se lê que:

“Não aceitamos dinheiro de órgão público, local ou regional, nem anúncio de empresas privadas envolvidas em falcatruas. Só assim podemos fiscalizar os poderosos para impedi-los de usar ilicitamente o dinheiro do imposto que você, eu e todos nós pagamos”.

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