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Gastos com Publicidade

Prefeito Daniel Alonso gasta R$1,33 milhão com agência de publicidade

Em 2021, até o momento, esse é o valor pago pela Prefeitura de Marília somente à agência de publicidade House Criativa ler

04 de janeiro de 2022 - 11:00

Em 2021, o Prefeito Daniel Alonso gastou “uma fortuna” com a agência House Criativa Comunicação, empresa sediada em Bauru (a 105km de Marília), para a criação de campanhas de marketing e gerenciamento da verba publicitária institucional do município de Marília.

Em termos reais, a agência já recebeu, em 2021, a quantia de R$ 1.083.899,08 (um milhão, oitenta e três mil, oitocentos e noventa e nove reais e oito centavos). É isso mesmo: mais de um milhão de reais somente para pensar as campanhas de marketing da Prefeitura, com dinheiro nosso, do povo mariliense.

Além desse valor, a agência House Criativa recebeu mais R$ 249.592,77 (duzentos e quarenta e nove mil, quinhentos e noventa e dois reais e setenta e sete centavos) à titulo de comissão para o gerenciamento da verba publicitária da administração Daniel Alonso.

As comissões são obtidas cobrando em torno de 20% de empresas terceiras, as quais, efetivamente executam e veiculam as propagandas de marketing da Prefeitura de Marília, tais como a TV TEM (afiliada Rede Globo), entre outras.

No total, a Prefeitura de Marília gastou com a agência House Criativa em 2021 a quantia de R$ 1.333.491,85 (Um milhão, trezentos e trinta e três mil reais, quatrocentos e noventa e um reais e oitenta e cinco centavos). Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Marília.

Estes valores pagos pela Prefeitura à House Criativa Comunicação são altos e representam 54,7% de toda a verba empregada em publicidade e marketing pelo município.

Quanto vale a ideia?

Curiosamente, tem ficado mais caro pensar a campanha publicitária do município de Marília do que produzi-la materialmente e divulgá-la nos diversos meios de mídia existentes no município e fora dele.

Talvez seja o primeiro caso da história, onde “bolar” a campanha é mais caro do que realizá-la. Ideias de ouro.

Em comparação com outros investidores públicos em publicidade e marketing institucional, por exemplo a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), a média da produção de material ficou em torno de 25% do valor investido, sendo os outros 75% distribuídos entre os veiculadores de conteúdo, seja TV, rádio, jornal impresso ou portais da internet.

Esta situação difere em Marília. Aqui gasta-se mais com a produção do que a veiculação. Sendo frequente a afirmação entre donos de meios de comunicação de que as verbas públicas para a publicidade do município caíram muito.

Sob anonimato, um dono de agência de publicidade relatou para a redação do Marília do Bem que já trabalhou para uma grande loja de material de construção do município e “bolava” todas as campanhas em troca de 10% da comissão paga pelos meios de veiculação.

O restante da comissão, ou seja, os outros 10% ficava com a loja. Em miúdos, ele “bolava” toda o marketing e propaganda da empresa em troca da metade da comissão, sem pagar gastos extras com serviços, como ocorre com a agência House Criativa.

Indagado se ele reproduziria esta parceria com a Prefeitura, a fonte afirmou que sim, visto que o ente público é um grande cliente e o giro de recursos empregados daria um retorno em comissão alto que justificaria a gratuidade na elaboração das peças de marketing e publicidade.

Outros dois donos de agências de publicidade e marketing consultados pela redação do Marília do Bem, desde que mantido o anonimato, explicaram que a Tabela SINAPRO é um documento com valores referenciais de serviços internos de publicidade e marketing para composição de orçamentos. Traz uma variedade de serviços e preços médios praticados no mercado.

Ambos profissionais disseram que raramente os preços estabelecidos na tabela são alcançados pelas agências. Na maioria das vezes, os contratos são fechados em torno de 30% a 40% do valor referenciado.

Um dos profissionais utilizou como exemplo a preparação de um anúncio de jornal de meia página. A tabela SINAPRO sugere preço de R$ 1.245,35 para a criação e mais R$ 1.015,62 para a finalização, ou seja, R$ 2.246,97 no total.

Segundo ele, o mercado não paga este valor. A agência dele presta este serviço para diversos clientes no município de Marília pelo valor de R$ 750; 33,37% do valor referencial da tabela. Já a Prefeitura de Marília sempre paga a tabela cheia, como aponta o Portal da Transparência na descrição do itens de empenho.

Prestação de contas ao cidadão

Os valores envolvidos na transação de recursos públicos na área publicitária em Marília requer que a agência House Criativa apresente, a cada trimestre, um documento público informando ao cidadão o impacto gerado na comunidade da publicidade institucional.

Esta prestação de contas é cobrada e realizada pelas agências de publicidade por toda grande empresa privada consumidora deste serviço.

Portanto, é fundamental cobrar transparência também do propósito da publicidade e do impacto que ela gerou em prol da Prefeitura, visto que o prefeito Daniel Alonso vem decidindo realizar o “investimento” em publicidade, mas o recurso que paga a conta é do contribuinte, cidadão mariliense.

A situação fica mais grave ainda considerando-se que a Prefeitura Municipal mantêm um “exército de comissionados” na Diretoria de Divulgação e Comunicação, a qual possui status de secretaria municipal.

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