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Prefeito Daniel Alonso gasta R$117,7 mil com terceiros para produção de conteúdo publicitário

Mesmo com agência contratada e um "exército" de comissionados, Prefeitura de Marília ainda compra serviço de produção de terceiros ler

29 de dezembro de 2021 - 09:41

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) pagou R$ 117.721,00 (cento e dezessete mil e setecentos e vinte e um reais) dos contribuintes marilienses, ou seja, todos nós, em serviços de terceiros para produzir conteúdo publicitário em áudio, vídeo, pesquisa de opinião e design gráfico para divulgações do município.

Os dados das despesas empenhadas e liquidadas estão disponíveis no Portal de Transparência do Município.

Confira a lista das empresas beneficiadas:

A empresa Leon Produtora é especializada na produção de spots publicitários em áudio e vídeo. Ou seja, propaganda para fixar no ouvinte a mensagem que se quer transmitir ao público. Como empresa terceirizada, a Leon Produtora recebeu R$ 45,2 mil da Prefeitura de Marília em 2021.

Já a Digimagem Produtora de Filmes recebeu a quantia de R$ 39,2 mil da verba publicitária mariliense. A empresa é especialista na produção cinematográfica de vídeos e programas de televisão.

A Factual Pesquisas é uma empresa de pesquisa de opinião. Segundo site corporativo, a empresa tem como desafio “estar onde as pessoas estão, vivenciar experiências, coletar informações de qualidade e testar novas ideias para garantir boas soluções!”.

Para cumprir este papel com maestria na cidade de Marília, o Prefeito Daniel Alonso pagou R$ 19,5 mil.

Já a Agência Viral recebeu da Prefeitura de Marília R$ 10,1 mil. Apesar de enquadrar-se como produtora terceirizada de conteúdos publicitários em geral, esta empresa tem como sócio responsável Rosângela Conceição Aparecida Martins Medeiros.

As atividades desenvolvidas pela empresa e a profissional do ramo estão vinculadas na cidade de Marília ao portal de notícias Hora H Notícias. O proprietário do jornal online é o jornalista Hailton Medeiros que trabalhou nas duas campanhas eleitorais do Prefeito Daniel Alonso como produtor de conteúdo político-eleitoral. Alguns itens empenhados e pagos para para a Agência Viral têm inclusive a designação para o Hora H Notícias.

Por fim, a Agência Bike é especialista em desenvolvimento de sites de internet. Os profissionais que a compõem, em sua maioria, são web designers. O valor gasto pelo prefeito Daniel Alonso nessa atividade foi de R$ 3.570,00.

Estes gastos causaram estranheza à equipe do Marília do Bem visto que a Prefeitura de Marília mantêm um time qualificado de servidores comissionados na área de comunicação que poderiam desempenhar o papel dessas empresas terceirizadas.

Além disso, como veremos na próxima matéria, a Agência House Criativa recebeu, em 2021, quase R$ 1,7 milhão para produzir as campanhas publicitárias da Prefeitura de Marília.

O pagamento das empresas terceirizadas, que custaram R$ 117,1 mil à publicidade municipal, deveria ser responsabilidade da Agência House Criativa.

Com os dados publicados no Portal da Transparência, é possível que a House Criativa esteja recebendo tão somente para pensar a campanha publicitária do município. Curiosamente, tem ficado mais caro pensar a campanha do que produzi-la materialmente e divulgá-la nos diversos meios de mídia existentes no município e fora dele. Ideias de ouro?

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