Planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de uma empresa
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de uma empresa
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
- O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
- Ou entre em contato por telefone.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
Planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de uma empresa
- Se preferir entre em contato com a gente.
- (14)98839-6695
- (14)98839-6695
-
Horário de Atendimento:
Planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de uma empresa
Administrar o dia a dia de uma empresa com um olhar no futuro facilita uma reação rápida em caso de imprevistos ler
O planejamento estratégico de uma empresa, fundamental para que ela possa crescer, é o assunto de hoje do professor Luciano Nakabashi no Reflexão Econômica. Ainda segundo Nakabashi, é mais fácil grandes empresas terem planejamentos estratégicos mais consolidados, mas eles também são importantes para médias e pequenas empresas. “Sempre que possível, o dono da pequena empresa deve traçar objetivos e um plano para atingi-los.”
O professor diz que é importante o pequeno empresário pensar no dia a dia, nas vendas, custos, fluxo de caixa e administração de pessoal, mas é importante também olhar para a frente, pensar no futuro. “Só assim é possível chegar num processo de crescimento com mais segurança. Têm empresas que, em determinado momento, podem estar mais focadas no presente, mas para o crescimento é importante se preocupar com o futuro.”
Nakabashi lembra que existem várias maneiras de se fazer planejamento estratégico e diz que o planejamento com cenários é um importante instrumento para tentar reduzir a incerteza com o futuro. “Analisar o cenário atual, traçar metas e visualizar onde a empresa está inserida, em que mercado, quais são os concorrentes e vantagens que a empresa tem e, com isso, traçar objetivos é fundamental para estabelecer onde a empresa quer estar daqui a 15 anos.” Para o professor, fazer cenários de futuros possíveis não é previsão, “é pegar variáveis relevantes de incertezas e pensar em cenários alternativos”.
A grande importância do planejamento com cenários é que o responsável por esse processo pensa em futuros possíveis e na reação para cada um deles até alcançar os objetivos traçados. “Estabelecendo planos de ação é mais fácil a empresa reagir com mais rapidez em caso de imprevistos e isso também vale para pessoas físicas”, alerta.
Por último, o professor Nakabashi ressalta que é importante a revisão anual do planejamento com cenários, uma vez que tudo muda.
Fonte: A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.