A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou no boletim nº 55 desta quinta-feira, 30 de abril, que quatro novos casos foram confirmados para o novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Foi o maior número de casos positivos anunciados em um só dia. Além disso, uma suspeita foi incluída, enquanto seis foram descartadas.
Três desses novos casos positivos foram de moradores de Marília que tiveram contato com pessoas de regiões endêmicas, ou estiveram em uma dessas regiões. Um quarto caso, considerado mais grave visto que houve necessidade de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não apresenta dados de possíveis causas de infecção.
Os resultados testados positivo para Covid-19 foram todos liberados hoje (30).
Novos casos confirmados
O boletim apresenta o primeiro caso sendo de uma mulher de 22 anos e que teve contato com pessoa vinda São Paulo. Ela apresentou febre e tosse, permaneceu internada por 48 horas, recebendo alta com boas condições de saúde. Foi divulgado ainda que a mesma permanecerá em isolamento domiciliar por mais 14 dias.
O segundo caso é de um mulher de 54 anos que teve contato com pessoa vinda São Paulo. Ela apresentou febre, tosse e dificuldade de respirar. O boletim também afirma que ela é hipertensa. A paciente permaneceu internada por quatro dias, contudo recebeu alta com boas condições de saúde. Foi divulgado ainda que a mesma permanecerá em isolamento domiciliar por mais 14 dias.
O terceiro caso é de uma mulher de 45 anos que esteve em local endêmico (Brasília). Ela é diabética, tabagista e apresentou febre, dor de garganta, dificuldade de respirar e tosse. Por causa disso, foi necessária internação em enfermaria hospitalar e permanece internada. De acordo com a ferramenta de georreferenciamento da Prefeitura de Marília, a paciente é da Zona Sul da cidade e está no ABHU (Hospital Beneficente da Universidade de Marília – Unimar).
O quarto caso, o que pode ser considerado o mais grave desse boletim, é de um homem de 59 anos, diabético e hipertenso. Ele apresentou febre, tosse, dor de garganta e desconforto respiratório, sendo necessária internação em UTI, onde continua internado. De acordo com a ferramenta de georreferenciamento da Prefeitura de Marília, o paciente é da Zona Oeste da cidade e também está sendo atendido no ABHU.
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam, agora, 33 suspeitas (aguardando resultados). Desses, agora quatro pessoas estão internadas e duas mortes suspeitas são investigadas, sendo uma a mais que o boletim anterior. Outros exames têm retornado com resultados. Dessa forma, 165 casos foram descartados.
Por fim, outros 19 casos já foram confirmados, sendo desses um óbito e outros 14 considerados curados. Marília tem em números totais 217 notificações, sendo que só 15,21% aguardam resposta.
Esta nova nota publicada pela prefeitura, apesar de trazer atualização sobre a quantidade de casos considerados curados, não apresenta novas informações específicas sobre esses casos, como fez em boletins anteriores.
Isolamento
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo também atualizou os números da quarta-feira (29). Conforme divulgado, o percentual de isolamento social no estado caiu para 44%, enquanto em Marília o número continuou abaixo do verificado no estado, sendo registrado 44%. O número considerado ideal pelo governo paulista é de 70%.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Brasil passa dos 85 mil casos confirmados
O Brasil chegou a 85.380 pessoas infectadas por Covid-19. O país registrou recorde de novos casos, em 24 horas, com a adição de 7.218 infectados às estatísticas, um aumento de 9% em relação a ontem, quando foram registradas 78.662 mil pessoas nessa condição.
Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (28), o total de mortes subiu para 5.901. De ontem para hoje, foram registrados 435 novos óbitos, um aumento de 8% em relação a quarta-feira (29), quando foram contabilizados 5.466 falecimentos. A letalidade ficou em 6,9%.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do total de casos confirmados, 43.544 estão em acompanhamento (51%) e 35.935 (42%) já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.539 mortes.
São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.375). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (854), Pernambuco (565), Ceará (482) e Amazonas (425).
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.