A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou o boletim nº 41, desta quinta-feira, 16 de abril, com os números do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. 13 novas suspeitas foram incluídas no levantamento, sendo que o número de internações aumentou para cinco casos. Um caso que aguardava exame foi descartado.
Este boletim de hoje (16) apresentou o maior número de inclusões em um dia, sendo 13 novas suspeitas em 24 horas. Desde o dia 13 de março, quando a Prefeitura passou a divulgar os dados da pandemia na cidade, ainda não havia tido um número de inclusões de casos suspeitos em um único boletim.
Número de casos
Em Marília são 95 suspeitas (aguardando resultados). Desses, 5 estão internados. Outros 50 constam como descartados e 7 confirmados (sendo um óbito). O boletim anunciou que a cidade ainda aguarda o resultado de três suspeitas de óbito.
Marília tem, em números totais, 152 casos. Desses, 62,5% ainda aguardam uma resposta.

Último caso confirmado
A última confirmação, de acordo com o boletim nº 39, do dia 14 de abril, seria de um homem de 54 anos, morador de Marília, mas que exerce suas atividades em São Paulo.
Ele teria apresentou febre, dor de garganta, coriza e tosse a partir do dia 29 de fevereiro, na capital, voltando para Marília somente em 17 de março.
De acordo com a nota, o paciente não tem comorbidades, está em boas condições de saúde, total isolamento em sua residência e segue monitorado pela Vigilância Epidemiológica.
Número de mortes no país se aproxima de 2 mil
Em meio à troca de comando, o Ministério da Saúde divulgou hoje (16) novo balanço de casos confirmados e óbitos relacionados ao novo coronavírus. Os óbitos totalizaram 1.924, enquanto as pessoas infectadas chegaram a 30.425.
O número de mortes é 10% superior ao divulgado ontem (15), quando foram contabilizadas 1.736 mortes. Nas últimas 24 horas, 188 pessoas morreram, menos do que nos dois dias anteriores, quando foi batido o recorde de 204 novas mortes.
O total de casos confirmados hoje marcou um aumento de 7% em relação ao de ontem (15), quando foram registrados 28.320 casos confirmados. O número de novos casos confirmados nas últimas 24 horas foi de 2.105, menos do que os 3.058 anunciados ontem.
São Paulo concentra o maior número de óbitos (853), quase três vezes o número do segundo colocado, o Rio de Janeiro (300). Os estados são seguidos por Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124). A taxa de letalidade do país ficou em 6,3%, mesmo índice registrado ontem.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. A cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.