Pedido de Orçamento

Jornais pequenos e médios devem buscar alternativas de financiamento

Envie seus dados. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Comprar

Jornais pequenos e médios devem buscar alternativas de financiamento

Para comprar vá até a nossa loja.
  • Localização
  • Horário de Atendimento:
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695

Enviar Mensagem

Envie uma mensagem. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Agendar

  • O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Regras

Leia as Regras
  • Se preferir entre em contato com a gente.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Horário de Atendimento:

Guia de Associados

Segmentos
Marília do Bem
  • Conteúdo

menu

Podcast

Jornais pequenos e médios devem buscar alternativas de financiamento

Para o colunista, uma das alternativas viáveis é o modelo baseado em aplicações financeiras ler

04 de junho de 2020 - 14:05

A situação econômica dos jornais nesta época de pandemia vem se agravando e os veículos buscam novas alternativas de financiamento. Em uma coluna passada, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva falou sobre governos que colocam dinheiro em veículos de comunicação, mas outros modelos também merecem destaque, como, por exemplo, o fundo de endowment.

Como explica o colunista, é importante reconhecer que a fórmula de financiamento utilizada durante o século 20, baseada em anúncios e assinaturas, não mais se sustenta quando se trata de jornais pequenos e médios: “Essa é uma fórmula que, se conseguir dar certo, só dará certo com grandes empresas, como é o caso do The New York Times, ou empresas bancadas por grandes fortunas, como é o caso do The Washington Post, que virou uma espécie de hobby de um dos homens mais ricos do mundo, que é o Jeff Bezos”.

Como alternativa, veículos importantes têm usado o fundo de endowment, formado por recursos advindos de doações de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, como explica o colunista: “[Essa fórmula] tem sido usada por alguns veículos importantes, como, por exemplo, o The Guardian  e, agora, o Libération, o jornal fundado em 1974 pelo Jean-Paul Sartre, que é a fórmula de um fundo de endowment que sustenta as operações do jornal com base nas aplicações baseadas no rendimento deste fundo”.

Fonte: A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

 

Comentários

Mais lidas