Inicia a Implementação da “Defesa Civil Alerta” no Sul e Sudeste
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Nova ferramenta do Governo envia alertas de perigo a fim de diminuir o impacto causado por desastres ler
Nesta quarta-feira (4), os estados da região Sul e Sudeste receberam a implementação do Defesa Civil Alerta. A nova ferramenta oferece alertas de perigo iminente, coordenados pela Defesa Civil Nacional, em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
Para os alertas alcançarem os celulares, os aparelhos devem estar com o modo avião desligado, e necessitam de cobertura de 4G e 5G conectada, se encontrando em locais propensos a deslizamentos, enchentes, vendavais, chuvas de granizo, enxurradas, entre outros.
Não há necessidade de se cadastrar para receber os avisos, eles são gratuitos e automáticos e aparecerão sobrepostos a qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no aparelho celular no momento, como músicas ou ligações telefônicas.
Os alertas enviados para a população que se encontra em áreas de risco ficam por responsabilidade das Defesas Civis dos estados e municípios, que se comunicam para alertar a iminência de perigos hidrológicos, meteorológicos, geológicos etc. Com foco principal em áreas que se encontram em grande perigo, alertas de menor magnitude continuam vigentes por meio de outras plataformas de comunicação como SMS, TV por Assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
O objetivo do Defesa Civil Alerta é complementar estes meios de alertas de emergências já existentes, a fim de diminuir os impactos causados por desastres, fornecendo informações e orientações para as pessoas que se encontram em áreas de risco iminente adotarem as medidas corretas de autoproteção. A ferramenta envia alertas sonoros, até para aparelhos que se encontram em modo silencioso, nos casos de extrema emergência.
Os alertas abrangem desastres naturais ou causados pelo homem, conforme estabelecido pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), contando com dois tipo de alertas, os extremos; categorizados como nível máximo de alerta, ameaça a vida ou propriedade, e os alertas severos; não considerados uma emergência imediata, oferecendo a população mais tempo para reagir.
Em agosto deste ano, a ferramenta foi posta em teste em 11 municípios do país e, no último fim de semana, enviaram um alerta de demonstração para mais de 36 municípios do Rio Grande do Sul e para a cidade de Belo Horizonte, apresentando a funcionalidade do sistema para a população.
No caso de dúvidas sobre o sistema de alertas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional recomenda entrar em contato com a Anatel (telefone 1331 ou pelo Anatel Consumidor – Portal da Agência) ou com os órgãos competentes da Defesa Civil do Distrito Federal, estado ou município.
Redator: Luísa Guena
Revisor: Isabela Campanhã da Silva
Reprodução de Imagem: Gov.br