Pedido de Orçamento

Frustração digital é efeito colateral do coronavírus

Envie seus dados. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Comprar

Frustração digital é efeito colateral do coronavírus

Para comprar vá até a nossa loja.
  • Localização
  • Horário de Atendimento:
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695

Enviar Mensagem

Envie uma mensagem. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Agendar

  • O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Regras

Leia as Regras
  • Se preferir entre em contato com a gente.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Horário de Atendimento:

Guia de Associados

Segmentos
Marília do Bem
  • Conteúdo

menu

Podcast

Frustração digital é efeito colateral do coronavírus

De acordo com o colunista, estamos vivendo uma inflação de lives, festas e reuniões pelos mais diversos aplicativos ler

10 de junho de 2020 - 18:00

Neste momento em que praticamente todos estão sendo obrigados a digitalizar ainda mais seus hábitos, práticas e relacionamentos, a frustração digital já pode ser considerada como um efeito colateral do coronavírus. Mas não se trata apenas de “overdose”, dessa inflação de lives, festas pelo Zoom, Jitsi, WhatsApp, aulas remotas, congressos on-line e semelhantes, de ódio social e político no Facebook, Twitter ou no Instagram. Há uma nova, inédita e autêntica frustração frente à própria ideia de que a acumulação de dados produz um aumento da inteligência artificial, da nossa capacidade de lidar com problemas e tomar decisões.

O professor Gilson Schwartz lembra que “a frustração digital não é apenas resultado de ‘overdose’, de uso excessivo de computadores, mas da aplicação indiscriminada de um modelo de tomada de decisões que frequentemente ignora os contextos reais. Dá poucas garantias de transparência, legitimidade, governança, regulamentação. Abre espaço para toda a sorte de manipulação tóxica. Apropriação indébita de conteúdo e de direitos”.

Fonte: A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

Comentários

Mais lidas