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Gastos com Publicidade

Prefeito Daniel gasta R$46,8 mil com publicidade nas mídias tradicionais

Os gastos foram feitos no Jornal da Manhã - R$ 40 mil - e na Campestre FM - R$ 6,8 mil - nos quatro primeiros meses do ano ler

07 de maio de 2020 - 15:07

Nos primeiros quatro meses de 2020, o prefeito Daniel Alonso gastou R$ 46,8 mil com propaganda institucional em dois meios de comunicação tradicionais do município.

O primeiro deles foi no Jornal da Manhã. O gasto foi de R$ 40 mil, média de R$ 10 mil por mês. O segundo, na Campestre FM. O gasto foi de R$ 6,8 mil, média de R$ 1,7 mil por mês.

Os gastos estão bem abaixo dos valores distribuídos ao mercado publicitário para meios de comunicação tradicionais e com audiência auditada ao longo dos anos.

Jornais Impressos

No ramo de jornais impressos, o município de Marília conta com dois jornais diários. O Jornal da Manhã e o Jornal O Dia. A administração Daniel Alonso não tem priorizado este tipo de mídia.

No caso do Jornal O Dia, por diversas vezes, o prefeito Daniel Alonso atacou jornalistas do grupo caracterizando-os como “Treva”, sendo ele a “Luz”. O prefeito acusa a empresa de integrar grupo político que faz oposição ao seu governo.

Já o Jornal da Manhã vem realizando uma cobertura mais independente do cotidiano da cidade. E, pode ser, que tenha incomodado a administração.

Emissoras de Rádio

No caso das emissoras de rádio, a explicação é mais complexa, visto que este meio de comunicação vem ampliando sua fidelização de ouvintes, de modo geral, além dos tempos de pandemia do novo coronavírus. A lógica seria a administração municipal gastar mais em publicidade nesta área.

Só que há hoje em Marília três grupos sólidos no segmento. O primeiro grupo é composto pelas emissoras Clube AM e Itaipu FM; o segundo grupo é composto pela Jovem Pan e Rádio 950 AM (on-line); e o terceiro grupo é liderado pela Rádio e TV Campestre FM.

As rádios Clube e Itaipu, no início da administração Daniel Alonso, chegou a receber verba de publicidade da prefeitura. Entretanto, um imbróglio envolvendo a família Alonso e os proprietários da concessão das duas emissoras em torno da compra dos horários da programação de forma integral acabou na Justiça Federal.

As emissoras ficaram fechadas por um tempo e o arrendamento ilegal para a filha do prefeito foi punido com multas. A reincidência poderia gerar cassação definitiva da outorga de exploração.

Desde então, o grupo manteve-se em oposição aberta ao prefeito Daniel Alonso e não foi mais contemplado com verbas publicitárias da prefeitura de Marília.

No tocante ao grupo formado por Jovem Pan e Rádio 950 AM, a administração Daniel Alonso reproduz o discurso relacionado ao Jornal Bom Dia. O prefeito sustenta que são instrumentos de mídia em favor da oposição e, portanto, estão nas “Trevas” contra ele que, supostamente, seria a “Luz”.

No caso da Rádio e TV Campestre, o valor recebido de R$ 6,8 mil é de “restos à pagar” de 2019.

Toda a receita publicitária da Prefeitura direcionada ao grupo em 2020 foi doada para a divulgação dos boletins informativos sobre a pandemia do Covid-19, bem como transmissões de campanhas publicitárias e cobertura de entrevistas relacionadas a emergência da saúde pública.

A Campestre FM reproduziu a doação também ao setor privado. Seus anunciantes estão revertendo os valores devidos em cestas básicas e, até o momento, já realizaram a doação de 125 cestas básicas para entidades e população carente do município como contribuição ao enfrentamento à pandemia do Covid-19 no município de Marília.

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