Pedido de Orçamento

Colunista analisa tendência de jornalistas investirem em “newsletters” próprias

Envie seus dados. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Comprar

Colunista analisa tendência de jornalistas investirem em “newsletters” próprias

Para comprar vá até a nossa loja.
  • Localização
  • Horário de Atendimento:
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695

Enviar Mensagem

Envie uma mensagem. Nós respondemos!
  • Clique no link abaixo para fazer a verificação antes de enviar o formulário.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Agendar

  • O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
  •  
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Regras

Leia as Regras
  • Se preferir entre em contato com a gente.
  • (14)98839-6695
  • (14)98839-6695
  • Horário de Atendimento:

Guia de Associados

Segmentos
Marília do Bem
  • Conteúdo

menu

Podcast

Colunista analisa tendência de jornalistas investirem em “newsletters” próprias

Intensificadas principalmente pela diminuição de empregos nas redações, a publicação de “newsletters” possibilita ao consumidor refletir sobre a produção jornalística ler

11 de agosto de 2020 - 13:58

Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva analisa a tendência de jornalistas investirem cada vez mais em newsletters por e-mail, especialmente com a diminuição de empregos nas redações. Um ponto positivo nas newsletters, para ele, é a falta dos barulhos das plataformas e das redes sociais, sem as respostas e reações imediatas. “Você tem a oportunidade, como consumidor, de refletir sobre o que o jornalista está contando, sobre suas análises, para depois eventualmente reagir com outro e-mail”, aponta.

A principal plataforma pela qual essa ressurreição da newsletter está acontecendo é o Substack, fundado em 2017. “Está tendo um grande sucesso, já que a plataforma dá todo o amparo tecnológico necessário ao jornalistas para que as mensagens sejam direcionadas aos mailing lists”, explica.

Ainda assim, é possível que a lógica de dominação das grandes empresas e de grandes nomes do jornalismo ainda se mantenha, já que as pessoas assinam a newsletter baseadas na credibilidade dos profissionais. “Esse é o grande capital que um bom jornalista tem”, afirma Lins da Silva.

“Por outro lado, os blogs, que também saíram de moda e agora estão começando a voltar, muitas vezes foram iniciados por jornalistas sem muito reconhecimento público, pelo menos em número, e que deram certo, conseguindo inclusive povoar seu blog de anúncios para os nichos de consumo que conseguem criar”, comenta ele. O colunista finaliza afirmando que, “embora o jornalista conhecido é aquele que tem mais oportunidade de conseguir fazer algum dinheiro com esse sistema de newsletter por meio da Substack, os jornalistas menos conhecidos também podem conhecer os seus nichos se tiverem criatividade e talento”.

Fonte: A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

Comentários

Mais lidas