A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Marília divulgou o boletim nº 57 deste sábado, 2 de maio, sem mudanças em relação ao boletim anterior.
Na quinta-feira (30), o boletim havia confirmado quatro novos casos positivos. Duas pacientes, uma de 22 anos e outra de 54, já estavam em isolamento domiciliar. Outros dois casos necessitaram de acompanhamento, sendo uma mulher de 45 anos, internada em enfermaria hospitalar no ABHU (Hospital Beneficente da Universidade de Marília – Unimar), e um homem de 59, no mesmo hospital, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Número de casos
Os dados da Vigilância Epidemiológica de Marília contabilizam, assim, 35 suspeitas (aguardando resultados). Desses, seis pessoas estão internadas e duas mortes suspeitas são investigadas. Outros exames têm retornado com resultados e, dessa forma, 165 casos foram descartados.
Por fim, outros 19 casos já foram confirmados, sendo desses um óbito e outros 14 considerados curados. Marília tem em números totais 219 notificações, sendo que só 15,98% aguardam resposta.
Esta nova nota publicada pela prefeitura, apesar de trazer atualização sobre a quantidade de casos considerados curados, não apresenta novas informações específicas sobre esses casos, como fez em boletins anteriores e não deu mais informações sobre os últimos pacientes confirmados com Covid-19.
Isolamento
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo também atualizou os números da sexta-feira (1º). Conforme divulgado, o percentual de isolamento social no estado subiu no feriado do Dia do Trabalhador para 56%, enquanto em Marília o número continuou abaixo do verificado no estado, sendo registrado 52%.
O número considerado ideal pelo governo paulista é de 70%, mas, conforme o governo paulista divulgou esta semana, a taxa de 60% seria a primeira meta para as cidades que pretendem flexibilizar a quarentena.
“O isolamento social é fundamental. Cidades que estão mantendo o índice entre 60% e 70% serão cidades com mais oportunidades de flexibilização do que aquelas que não estão tendo o mesmo desempenho”, declarou o governador João Doria.
O gráfico de isolamento da cidade de Marília, assim como todas as representações gráficas de dados sobre a pandemia compilados pelo Marília do Bem, pode ser consultado aqui.
Brasil tem 96,5 mil casos de coronavírus e 6,7 mil mortes registradas
O Ministério da Saúde divulgou hoje (2) novos números sobre a pandemia de Covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 96.559 casos confirmados da doença e 6.750 mortes foram registradas. A taxa de letalidade está em 7%. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 4.970 novos casos e 421 mortes.
Segundo o Ministério da Saúde, há 40.937 pacientes recuperados, o que corresponde a 42,4% dos casos. Existem ainda 1.330 mortes em investigação. Essas duas estimativas, de acordo com a pasta, estão sujeitas a revisão.
O estado de São Paulo lidera as estatísticas, com 31.174 casos e 2.586 mortes. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 10.546 casos e 971 mortes. Em seguida, vêm Ceará, com 8.309 casos e 638 mortes; Pernambuco, com 8.145 casos e 628 mortes; e Amazonas, com 6.062 casos e 501 mortes.
Evolução dos casos suspeitos e confirmados na cidade
O Marília do Bem compila os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica. Contudo, a cada boletim, nós os apresentamos de forma gráfica para uma melhor análise das hipóteses da disseminação na cidade por acreditar que processar e entender esses números é importante em situações de crise. Veja abaixo:
Leia mais
Textos, fotos, artes e vídeos do Marília do Bem estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site, total ou parcial, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Marília do Bem ou do(a) autor(a). As regras têm como objetivo proteger o investimento que fazemos na qualidade de nosso jornalismo. Se precisar copiar um trecho de texto do Marília do Bem para uso privado, ou queira utilizar nosso conteúdo em alguma outra divulgação, envie um e-mail para editor@mariliadobem.com.br.