“Agita Idoso” combate sedentarismo na zona norte
- Ou entre em contato por telefone.
-
- Localização
-
-
Horário de Atendimento:
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em iniciativa idealizada pelo Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), promoveu o encerramento do mês do idoso, celebrado nacionalmente em outubro.
Cerca de 150 pessoas participaram do evento “Agita Idoso”, que reuniu unidades de saúde da zona norte da cidade. A confraternização contou com atividades físicas (ginástica e alongamento), dança, caminhada, um café da manhã saudável, sorteio de brindes e bingo.12
Conforme explica a educadora física do Nasf Azul [programa faz subdivisão da cidade por cores] Aline Cardoso de Almeida, o evento teve apoio do Nikkey Clube, que cedeu o espaço. Participaram os grupos de atividades físicas de todas as USFs da zona norte e algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que também contam com grupos em funcionamento.
Aline coordenou as atividades, com a participação do fisioterapeuta do Nasf Azul, Emilio Augusto Colombo e a agente comunitária de saúde Mara Débora Marques. “Foi uma manhã muito agradável, com muita alegria, uma oportunidade para transmitirmos a importante mensagem do Agita”, disse Aline.
SOBRE O AGITA
O Programa Agita São Paulo é uma iniciativa governamental criada há 22 anos, viabilizada por meio do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).
6Os esforços para “agitar a população” como estratégia de saúde partiram do cenário verificado na década de 90, após estudos apontarem alto índice de inatividade física na população, particularmente entre grupos de menor renda e grau de instrução.
Atualmente, o “sistema Agita” já conta com ações em diferentes focos, como o Agita Galera, Agita Idoso, Agita Mundo e os desdobramentos locais, como por exemplo, o Agita Marília, que já começou a ser planejado pelos coordenadores para 2020.
Esse ano o programa trabalha o tema “Atividade Física é saúde: Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias”, visando romper o sedentarismo. A estratégia é lembrar que “todo passo conta” e acabar com o pretexto mais comum, ou seja, a falta de tempo.