Prefeito Daniel gasta quase R$ 700 mil em publicidade, empenhados ano passado
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Prefeito Daniel gasta quase R$ 700 mil em publicidade, empenhados ano passado
Prefeitura utilizou orçamento de 2020 para pagar mídia de 2019; manobra amplia possibilidade de publicidade em ano eleitoral ler
O Prefeito Daniel Alonso, no apagar das luzes de 2019, efetivou dois empenhos prevendo gastos com verba publicitária da Prefeitura de Marília. Ambos totalizaram a possibilidade de gastos no valor de R$ 700 mil.
O primeiro deles é de 14 de novembro de 2019. Deste empenho, já foi liquidado, ou seja, reconhecido como dívida o valor de R$ 349.800,91. Já foi pago R$ 68.292,87 com orçamento de 2020.
Os meios de comunicação mais beneficiados foram da TV aberta: TV TEM (R$ 176.975,25); TV Cidade de Bauru (R$34.382,21); Studios de Jaú (R$17.183,03); Band (R$10.000,00).
Na mídia local, os meios de comunicação mais beneficiados foram: Jornal da Manhã (R$20.000,00); Jornal On line Marília Notícias (R$15.000,00); Rádio Campestre (R$ 6.800,00); Site Visão Notícias (R$5.000,00); e Portal Mariliense (R$2.000,00).
Já o segundo empenho foi realizando na data de 26 de dezembro de 2019. Sim, um dia após o Natal. A liquidação deste empenho é de R$ 344.703,29, sendo que já foi pago R$ 330.319,29.
Como indicado acima, os pagamentos deste último empenho foram realizados diretamente à agência House Criativa Comunicação por meio das notas fiscais 2211, 2208 e 2212, com indicações genéricas dos serviços prestados.
Em matéria recente do Marília do Bem analisamos os gastos da Prefeitura com a referida agência de publicidade. Na época, os dados indicavam que mais de 51% do orçamento de verba publicitária da Prefeitura foi canalizado para a House Criativa Comunicação, especificamente para a produção de material de divulgação.
A redação entrou em contato com diversas agências de comunicação e publicidade do país. Perguntamos sobre preços de produção e veiculação de anúncios no setor público para marketing e propaganda institucional.
As seis agências consultadas asseveraram que o custo da veiculação são sempre superiores aos custos de produção do material. Em Marília, em mais uma ocasião o “rabo abana o cachorro”, ou seja, estamos na contramão da prática convencional do mercado de marketing e publicidade públicos.
Manobra orçamentária e política
Além disso, cabe ressaltar que esses dois empenhos no valor de R$ 700 mil no apagar das luzes de 2019 elevaram os gastos da Prefeitura com publicidade para quase R$ 3 milhões.
Dessa maneira, eles estão contribuindo para aumentar o gasto médio em publicidade da prefeitura nos três primeiros anos de governo, possibilitando aumentar o orçamento em verbas publicitárias por parte do Prefeito Daniel Alonso em pleno ano eleitoral.
A estratégia permite ainda gastar em nome de 2019, recursos públicos do orçamento de 2020. Configurando assim, uma manobra orçamentária e política bem elaborado à custa do nosso imposto.
Já o Marília do Bem continua firme no seu propósito:
“Não aceitamos dinheiro de órgão público, local ou regional, nem anúncio de empresas privadas envolvidas em falcatruas. Só assim podemos fiscalizar os poderosos para impedi-los de usar ilicitamente o dinheiro do imposto que você, eu e todos nós pagamos. Denunciamos o que for preciso, sempre em seu benefício”.
E aqui essa premissa é sim verdadeira.